CIC Antônio Prado - RS
CIC Antônio Prado - RS
(54) 3293.1609

NOTÍCIAS

30/05/2016

Com mais de 270 atividades, Dia do Vinho começou sexta na Serra

Até 5 de junho, 250 estabelecimentos da região oferecem descontos de até 30%.

Compartilhar:

Pensar na Serra gaúcha como um roteiro só, com os municípios sendo parceiros e não concorrentes, costuma ser a solução apontada para o turismo ganhar ainda mais força na região. Nesse sentido, o projeto que saiu do papel que melhor resume essa ideia é o Dia do Vinho, que começou nesta sexta. Durante duas semanas, 250 estabelecimentos oferecem descontos e ações em uma programação que reúne mais de 270 atividades.

Nesta sétima edição de festividades, a novidade é a inclusão do município de Vila Flores nas iniciativas. Agora são 10 municípios da Serra, além de atividades na Campanha e em São Roque (São Paulo):

— O nosso lema com o Dia do Vinho é pensar regionalmente e agir localmente. Assim todo mundo sai beneficiado: o turista fica mais tempo na Serra e o turismo da região é potencializado — destaca Emir José Alves da Silva, secretário municipal de Turismo de Caxias.

A estimativa de incremento nos negócios é de 10% no período do Dia de Vinho nas redes de gastronomia, hotelaria e vitivinicultura envolvidas nas festividades. Os descontos programados pelos participantes chegam a 30%. 

Além do frio e do aumento no número de municípios participantes, o Dia do Vinho brinda ainda outro motivo neste ano. A comunidade de Monte Belo do Sul — cidade que engloba a programação — comemora a conquista da Indicação Geográfica para certificar a procedência de seus rótulos. O lançamento dos primeiros vinhos com a certificação ocorre no dia 3 de junho.

O Dia do Vinho é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh), com apoio das secretarias municipais.

Feira do Vinho é destaque

Um dos destaques da programação do Dia do Vinho é a feira realizada na Praça Dante. A atividade, neste ano, ocorre de 3 a 5 de junho e vai reunir 12 vinícolas da cidade — três a mais do que na edição anterior. Em 2015, o encontro comercializou 23 mil litros de vinhos e sucos e registrou público de 25 mil pessoas.

A Casa Onzi é uma das participantes da feira e está presente desde a 1ª edição da ação (essa será a sétima). Para Ismael Onzi, gerente da vinícola, a importância da atividade vai bem além da comercialização:

— Claro que vender é importante, mas o mais interessante da Feira do Vinho é esse contato direto com o público. Notamos a percepção das pessoas sobre nossos produtos e anotamos as considerações para depois aprimorarmos o trabalho. É sempre bem produtivo.

A produção média da Casa Onzi por ano é de 150 mil litros entre vinhos e sucos. Cerca de 50% das uvas utilizadas nos processos são próprias, colhidas em sete hectares da vinícola. O restante vem de outros produtores da região.

Nesse ano, devido à quebra que atingiu praticamente toda a safra de uva, Ismael conta que foi preciso pensar em alguma alternativa, já que a produção própria da fruta caiu 50%. A busca por novos produtores foi a solução encontrada para amenizar a falta de matéria-prima:

— O frio vem ajudando bastante nas vendas e o estoque desse ano está menor pela quebra de safra. Se a comercialização continuar boa, devemos operar desabastecidos por um breve tempo no final do ano, até chegar a próxima safra.

Programação em Antônio Prado 

Em Antônio Prado, diversas atividades fazem parte da programação do dia do vinho.

  • 01 de junho – Confraria Di Vino – Restaurante Italiano (AABB) – 19h30min
  • 02 de junho – Jantar harmonizado com vinhos e espumantes Cave do Imperador – Galpão de Pedra Gastropub – 20h
  • 03 de junho – Noite do Fondue – Restaurante Sabor de Aventura – 20h
  • 04 de junho – Bazar do Vinil com Cagê Lisboa – promoção de vinhos e espumantes Vinícola Zanella – galpão de Pedra Gastropub – 17h

A programação completa do Dia do Vinho conta com mais de 270 ações até o dia 5 de junho e está disponível no www.diadovinho.com.br.

 


ATENDIMENTO
(54) 3293.1609
cicaprado@cicaprado.com.br
ONDE ESTAMOS
Av. Valdomiro Bocchese, 955 - Conj 302 | CEP:95250-000 | Antônio Prado | RS
CIC Antônio Prado - ©2015 - Todos os direitos reservados
Webde, Web for Business

A CIC Antônio Prado possui uma Política de Segurança da Informação de forma a atender aos requisitos da Lei 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo proteção à sua visita ao nosso site. Nosso acordo de privacidade está disponível para sua leitura. Ler Acordo de Privacidade.