CIC Antônio Prado - RS
CIC Antônio Prado - RS
(54) 3293.1609

NOTÍCIAS

19/01/2017

CIC e a Agricultura: Rastreabilidade: o que é e por que devemos usa-lá na agricultura

Os registros garantem o acesso a quem se interessar sobre a produção, beneficiamento, transporte, dados do comerciante/atravessador.
Por: Ana Paula Fernandes de Lima - Engenheira Agrônoma e mestra em Produção Vegetal pela Universidade do Estado de Santa Catarina, doutora em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas

Compartilhar:

A ordem em que os eventos acontecem desde o plantio até a mesa do consumidor são registrados no sistema de rastreabilidade. Os registros garantem o acesso a quem se interessar sobre a produção, beneficiamento, transporte, dados do comerciante/atravessador. Estes registros (cadernos de campo e pós-colheita) são importantes para a confiabilidade do sistema.

De acordo com o Guia de Rastreabilidade para a cadeia de frutas (2003), rastreabilidade é a capacidade de reconstruir a história de um produto através da identificação e da documentação de todos os passos do processo para sua obtenção, possibilitanto individualizar a responsabilidade dos operadores envolvidos na produção do mesmo.

O consumo de alimentos gerados no campo, tanto de origem vegetal como animal têm estimulado o interesse dos consumidores sobre a sua composição, insumos para a produção, agrotóxicos, manuseio, mão de obra legal envolvida, entre outros. Por esses motivos, hoje os mercados e atacatistas compram produtos com certificação e com possibilidade de serem rastreados devido a exigência dos consumidores.

Visam-se benefícios aos consumidor, agricultores e comerciantes com a rastreabilidade. Os consumidores podem saber a procedência do seu alimento, para os agricultores promove a qualidade de vida, o conhecimento sobre os insumos utilizados em suas lavouras, bons preços agregados a sua produção, fidelidade e respeito dos grandes compradores.

A rastreabilidade tem relação direta com o sistema de produção integrado no Brasil, pois é a partir desta feramenta que se garante a produção agrícola dentro de pré-requisitos da segurança alimentar.

Fachinello, J.C. et al. Guia de rastreabilidade para a cadeia de frutas. 1 ed. Pelotas: Gráfica Sem Rival, 2003. 40p.


ATENDIMENTO
(54) 3293.1609
cicaprado@cicaprado.com.br
ONDE ESTAMOS
Av. Valdomiro Bocchese, 955 - Conj 302 | CEP:95250-000 | Antônio Prado | RS
CIC Antônio Prado - ©2015 - Todos os direitos reservados
Webde, Web for Business

A CIC Antônio Prado possui uma Política de Segurança da Informação de forma a atender aos requisitos da Lei 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo proteção à sua visita ao nosso site. Nosso acordo de privacidade está disponível para sua leitura. Ler Acordo de Privacidade.