CIC Antônio Prado - RS
CIC Antônio Prado - RS
(54) 3293.1609

NOTÍCIAS

10/09/2019

A "Cidade Mais Italiana do Brasil" quer ser oficial!



Compartilhar:

Numa parceria entre Prefeitura Municipal, CIC, CDL, Associação dos Motoristas, CEDAP e COMTUR busca-se apoiar a PL 2613/2019 de autoria do Deputado Ronaldo Santini que confere ao município de Antônio Prado o título
de Cidade mais Italiana do Brasil e Capital Nacional da Massa.

Justificativa:
- O município de Antônio Prado foi fundado em 1899 num movimento de extensão do processo de colonização da região da Serra Gaúcha.
- Grande parte da população do município é composta por descendentes de italianos.
- O turismo do município assume relevância cada vez mais significativa na economia do município, sendo essa estruturada e planejada de forma associada a cultura italiana.
- Antônio Prado integra a Região Uva e Vinho.
- Possui o maior e mais completo conjunto arquitetônico da colonização italiana no Brasil (cenário da filmagem do filme “O Quatrilho”), com 48 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
- Possui farta gastronomia típica da imigração italiana, bem como, um conjunto de manifestações da cultura popular e do patrimônio imaterial do município.
- Outro destaque são as diversas ações que buscam o resgate, a preservação e o fortalecimento do patrimônio imaterial visando a sustentabilidade sócio cultural e econômica.
- Assinou tratados de cidade irmã (gemellaggi) com Rotz- Província de Vicenza e Cavion Veronese - Provincia Di Verona, Itália .
- Reconhecida como a Cidade mais Italiana do Brasil por diversos meios de comunicação (televisão, revistas, jornais e meios digitais) que há anos divulgam Antônio Prado como tal.
- E vindo de encontro com este slogan de “A cidade mais Italiana do Brasil”, busca-se concretizar o reconhecimento a Antônio Prado como “Capital Nacional da Massa”.
- A massa é a base da gastronomia local, esta leva o nome do município aos mais diversos cantos do País, seja através do maior evento do município, o Festival Nacional da Massa – FenaMassa, pelos diversos restaurantes e pousadas locais, pelos eventos do interior ou pelas inúmeras indústrias de massas que vendem seus produtos em todo o Brasil.

- Diante disso, acolher estes slogans através de lei fortalece a
manutenção dos mesmos para o planejamento futuro de intenções público e privado e valida legalmente o sentimento do cidadão pradense, que se orgulha em ser parte da “Cidade Mais Italiana do Brasil”, bem como, reconhece a qualidade e importância do produto “massa” perante o mercado brasileiro.

Acesse o link e compartilhe!
https://forms.gle/pcDCLbekYovhWhpXA


ATENDIMENTO
(54) 3293.1609
cicaprado@cicaprado.com.br
ONDE ESTAMOS
Av. Valdomiro Bocchese, 955 - Conj 302 | CEP:95250-000 | Antônio Prado | RS
CIC Antônio Prado - ©2015 - Todos os direitos reservados
Webde, Web for Business

A CIC Antônio Prado possui uma Política de Segurança da Informação de forma a atender aos requisitos da Lei 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo proteção à sua visita ao nosso site. Nosso acordo de privacidade está disponível para sua leitura. Ler Acordo de Privacidade.