O principal índice da Bovespa subia nesta segunda-feira (15) pós-carnaval, amparado no quadro externo favorável e com notícias corporativas no radar, mas a liquidez tende a ser reduzida em razão de feriado nos Estados Unidos.
A primeira etapa da sessão também é marcada pelo vencimento dos contratos de opções sobre ações na bolsa paulista.
Às 11h06, o principal índice de ações da bolsa subia 1,67%, aos 40.471 pontos.
A decisão do banco central chinês de deixar o iuan se valorizar fortemente bem como a recuperação de bancos na Europa proporcionavam um tom de modo geral positivo em bolsas externas nesta sessão, também marcada por alta de commdities.
A ausência de Wall Street em razão do feriado norte-americano do Dia dos Presidentes, contudo, deixava a Bovespa sem seu principal referencial.
Por volta do mesmo horário, as ações preferenciais da Petrobras subiam 2% e as ações ordinárias, 3,17%, seguindo o avanço dos preços do petróleo no exterior.
As alçies preferenciais da Vale tinham alta de 4,23% e as ações ordinárias, 4,88% diante da forte alta dos preços do minério de ferro na China na volta do feriado no país.
Véspera
A Bovespa fechou em alta na sexta-feira (12), após três dias de queda, conforme a relativa calma retorna às praças acionárias após a aversão ao risco ter contaminado os mercados na véspera, e com o preço do petróleo em alta. Contudo, incertezas fiscais domésticas pesavam sobre a confiança de investidores.
O Ibovespa registrou alta de 1,25%, a 39.808 pontos. No mês de fevereiro, o índice brasileiro ganha 1,47%. Em 2016, a bolsa acumula valorização de 8,1%.