As dificuldades do setor vitivinícola precisam ser discutidas e as soluções encaminhadas no palco-máximo da cadeia: a Festa da Uva. Será na tarde desta sexta-feira, nos Pavilhões, a audiência pública que unirá representantes de vinícolas, produtores de uva, deputados federais e estaduais e entidades de classe, como o Ibravin.
Na pauta, a importância de agilizar o decreto presidencial para a redução do IPI para vinhos e espumantes, conforme anunciado pelo ministro Miguel Rossetto durante a abertura da Festa. Também serão debatidos o impasse na importação de suco de uva, a falta de subvenção federal para o seguro agrícola dos vinhedos e a inclusão das vinícolas no Simples Nacional.
Integram o evento a Frente Parlamentar da Fruticultura e Vitivinicultura da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Elton Weber (PSB), a Frente Parlamentar de Defesa e Valorização da Produção Nacional de Uvas e Vinhos da Câmara dos Deputados, liderada por Mauro Pereira (PMDB), e a Comissão de Agricultura.
Não houve a confirmação de representantes do governo federal: os ministros Jaques Wagner, da Casa Civil, e Ricardo Berzoini, da Secretaria de Governo, receberam convite. Um documento com as demandas do encontro será encaminhado à presidente Dilma e para alguns ministérios, como o da Agricultura. O segmento precisa de respostas concretas, enquanto soma seus prejuízos.