CIC Antônio Prado - RS
CIC Antônio Prado - RS
(54) 3293.1609

NOTÍCIAS

04/03/2016

Brasileiro perde poder de compra em relação a outros emergentes

O brasileiro tem, em média, 27% do poder de compra de um americano .

Compartilhar:

A queda de 3,8% na economia brasileira marca o empobrecimento do Brasil em relação a outros países emergentes. Segundo estimativa do Fundo Monetário Internacional (FMI), com o encolhimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015, a renda per capita do brasileiro caiu de US$ 16,2 mil em 2014 para US$ 15,7 mil no ano passado. O valor representa 90% do rendimento médio dos 24 países considerados emergentes. É o pior desempenho do Brasil desde 1980, início da série histórica do Fundo. 

O cálculo de paridade do poder de compra divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) permite comparações mais apuradas do tamanho das economias e do poder de renda dos países do que as conversões feitas pela taxa de câmbio. Como o custo de serviços e alguns bens é mais barato em países mais pobres, a comparação de renda per capita em dólar não reflete a diferença de custo de vida entre eles. 

O Brasil vem sendo deixado para trás com a forte desaceleração econômica dos últimos anos, e a projeção do FMI é que este distanciamento continue aumentando. A expectativa é de que em 2020 o país atinja renda média de US$ 18 mil, aproximadamente 80% da média dos emergentes. Quando a comparação é com países desenvolvidos, o resultado é alarmante. O brasileiro tem 27% do poder de compra de um americano médio.  


ATENDIMENTO
(54) 3293.1609
cicaprado@cicaprado.com.br
ONDE ESTAMOS
Av. Valdomiro Bocchese, 955 - Conj 302 | CEP:95250-000 | Antônio Prado | RS
CIC Antônio Prado - ©2015 - Todos os direitos reservados
Webde, Web for Business

A CIC Antônio Prado possui uma Política de Segurança da Informação de forma a atender aos requisitos da Lei 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo proteção à sua visita ao nosso site. Nosso acordo de privacidade está disponível para sua leitura. Ler Acordo de Privacidade.