Dos maiores municípios da Serra, Vacaria perdeu 2.907 vagas no mês de março, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Foi pior do que Caxias do Sul, que fechou 1.283 postos de trabalho no mês passado. Outro município da Serra que teve saldo negativo é Gramado com 18 vagas a menos. Entre os municípios que tiveram saldo positivo, aparece em primeiro lugar Garibaldi, que gerou 38 vagas. Canela também figura com criação de 21 vagas e Farroupilha com mais seis empregos. As informações são da Gaúcha Serra.
No trimestre, Vacaria tem saldo positivo de 2780, puxada pelo setor da agropecuária. Nos primeiros meses do ano houve saldo positivo em função da época da colheita da maçã. A queda de empregos em março é explicada pela proximidade do fim deste período. Em Caxias do Sul, as quedas mais expressivas de empregos em março são da na área da construção civil e serviços. Construtoras estão freando novos lançamento por conta das incertezas políticas e econômicas. Nos serviços, tem o impacto do fim da Festa da Uva que movimentou contratações temporárias. No trimestre, o saldo de Caxias é negativo, com fechamento de 180 vagas. Em 12 meses, são 14.543 empregos a menos.
Nas demais cidades da Serra, o trimestre tem saldo negativo de empregos na cidade de Gramado, com fechamento de 251 vagas. O município foi o da região que mais teve demissões no período. Canela também teve redução de 55 empregos. O setor de serviços é justamente o que puxa a redução, em função da baixa temporada nas cidades turísticas. Farroupilha é a cidade que mais criou postos de trabalho, atrás apenas de Vacaria que é influenciada pela colheita. Em Farroupilha, foram geradas 131 vagas, 108 delas no comércio.