Passado o Dia das Mães, o comércio se prepara para outra data afetiva que mexe com as vendas: o Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho. Mas a data romântica terá de rimar com economia no bolso, neste ano em que desemprego e inadimplência dão o tom de cautela.
Para saber como os namorados estão pensando em presentear na ocasião, a Fecomércio-RS fez uma pesquisa com 385 pessoas em cinco municípios, entre eles Caxias do Sul. E levantou algumas curiosidades. A primeira: os homens estão dispostos a gastar mais com os mimos na data comemorativa (R$ 133,88), enquanto as mulheres projetam desembolsar R$ 125,58, em média.
Outro dado chama a atenção: 70,7% dos consumidores ouvidos pretendem ou gastar o mesmo valor do que no ano passado ou investir menos no presente neste ano. Apenas 29,3% dos entrevistados manifestaram a intenção de gastar mais com o agrado.
Diante desses dados, a Assessoria Econômica da Fecomércio-RS projeta que as vendas do varejo gaúcho para o Dia dos Namorados devem apresentar queda real entre 3,5% e 4,5% em relação à mesma data do ano passado. Com temor de comprometer o orçamento, 80,8% dos clientes devem pagar à vista o presente, sendo que a maioria deixará a compra para a última hora.
– O momento é ainda de muita cautela, e as pessoas não querem se endividar – destaca o presidente do Sindilojas de Caxias e vice-presidente da Fecomércio-RS, Sadi Donazzolo.
O vestuário lidera as intenções de compra, seguido por flores, perfumes, cosméticos e calçados.