Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), divulgado nesta quinta-feira (9), apontou que 54,7% dos usuários de cartão de crédito desconhecem os juros cobrado quando há atraso no pagamento da fatura.
E a cobrança pode ser alta. A taxa de juros no cartão de crédito para pessoa física voltou a atingir o maior nível desde 1995, a 15,12% ao mês e 441,76% ao ano, segundo a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).
Mais de um quarto (26,5%) desses consumidores não analisaram as taxas que são cobradas nas operações ao adquirem o cartão de crédito. A maior parte dos desinformados tem idade entre 18 e 34 anos (61,6%).
A pesquisa também mostrou que o parcelamento é um recurso bastante comum entre os que usam o cartão de crédito – 69% deles parcelam suas compras pelo menos uma vez ao mês. Em média, os entrevistados afirmam possuir quatro parcelas de cartão não quitadas.
Sete em cada dez (76,2%) consumidores avaliam o cartão de crédito como algo positivo em suas vidas. Quase a metade (47%) dos usuários dessa forma de pagamento, no entanto, não realizam um controle efetivo das compras que são feitas no cartão, seja por apenas conferirem a fatura – sem analisá-la de fato – ou porque fazem o controle somente de cabeça, sem qualquer rigor ou controle sistemático.
Para Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil, os cuidados com os gastos do cartão devem ser constantes.
“É fundamental acompanhar a fatura do cartão ao longo do mês e não apenas quando já estiver fechada, pois aí será tarde para avaliar se os gastos foram excessivos”, explicou.