O Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto, deve movimentar R$ 5,6 bilhões no comércio brasileiro neste ano, segundo estimativa da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), em levantamento feito em parceria com a empresa de pesquisa Ipsos. O setor de vestuário deve ser o maior beneficiado, assim como ocorreu no último Dia das Mães.
Entre os filhos que pretendem dar presentes para os pais, quase metade declarou que compraria roupas (47%). Os demais itens mais citados foram perfumes e cosméticos (12%) e calçados e acessórios (12%).
Apesar do cenário recessivo na economia brasileira, a pesquisa detectou um aumento de quatro pontos percentuais na intenção de compras para a data comemorativa. O total que declarou ter intenção de presentear os pais aumentou de 32% em 2015 para 36% em 2016. O movimento já tinha sido detectado no Dia das Mães, quando 49% dos brasileiros declaram a intenção de presentear, resultado três pontos percentuais superior ao registrado em 2015.
O valor desembolsado para o presente, entretanto, será ligeiramente mais magro. O tíquete médio para o pagamento dos presentes deve ficar em R$ 100,97, recuo de 1% ante o mesmo período de 2015, quando o consumidor desembolsou R$ 101,72.
No caso do Rio Grande do Sul, o levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) indica que as vendas para a data vão aumentar em até 30% em relação ao mesmo período do ano passado.
"No ano passado, as vendas no Dia dos Pais foram muito baixas. Como os lojistas já percebem uma pequena melhora nas vendas, até devido ao frio das últimas semanas, as perspectivas são mais positivas para este ano. Em alguns segmentos, como lojas de roupas, as vendas devem subir de 15% a 30%, por exemplo. Nesta época do ano, os consumidores ainda compram itens para o inverno, especialmente em razão dos descontos de final de estação", destaca o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.