A RGE, distribuidora de energia que atende a Serra Gaúcha, divulgou nesta terça-feira que irá reduzir a tarifa dos consumidores. Desde 19 de junho, clientes de baixa tensão, dentre eles os residenciais, terão desconto médio de 7,03% no valor do kWh. Já os consumidores de alta tensão contarão com um reajuste negativo de 8,21%. Em média, portanto, as tarifas de energia elétrica aplicadas pela RGE ficarão 7,51% mais baratas.
A diminuição está diretamente relacionada com a redução da cota de participação na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) em 2016.
O CDE — criado pelo governo federal em 2002 para incentivar a geração de energias alternativas e subsidiar a Tarifa Social de Energia Elétrica — teve uma redução em seu orçamento de 31,5% em 2016 no comparativo com 2015. Outro fator que contribuiu com a baixa foi a redução da tarifa em dólar da energia elétrica adquirida da Usina Hidroelétrica de Itaipu.
O presidente da RGE, Roberto Sartori, acredita que a redução na tarifa de energia elétrica revela que o planejamento estratégico da companhia foi prudente e conseguiu amenizar momento de crise econômica do país. Sartori acredita ainda que valor do kWh da distribuidora também é um incentivo para que novas empresas se instalem no Estado.
Somente em 2015, a concessionária investiu R$ 315 milhões em toda sua área de concessão. A expectativa para 2016 é fechar o ano com R$ 330 milhões investidos em ampliação e manutenção da rede.
A RGE atende 264 municípios no Estado, o que abrange aproximadamente 1,4 milhão de consumidores. Entre as principais cidades estão Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Passo Fundo.