A Samsung saiu na frente do Google e da Apple no Brasil e começou a disponibilizar, nesta semana, a tão esperada tecnologia que permite aos usuários fazer pagamentos em débito e crédito sem usar o cartão. Basta aproximar o smartphone dos tradicionais terminais dos pontos de venda das lojas e pronto.
Além da facilidade de não precisar tirar o cartão da carteira, o Samsung Pay, como é chamado o serviço, usa três níveis de segurança. O número do cartão de crédito do usuário não viajará mais pela rede - pelo menos não de uma forma que possa ser identificado - nem ficará armazenado no celular.
A cada transação, é criado um token (número exclusivo de 16 dígitos que representa os dados gravados na frente dos cartões de pagamento e que contam com segurança baseada em chip) que passa pela rede de empresas como Visa e Mastercard até chegar na dos bancos. Só então é possível associar o número ao cliente que está fazendo a compra.
O gerente sênior de produto da divisão de Dispositivos Móveis da Samsung Brasil, Renato Citrini, comenta que a novidade chega já com algumas customizações para atender o mercado brasileiro. Uma delas é a possibilidade de, ao ativar o serviço, o usuário poder colocar o seu CPF. "É o fim daquela cena típica de o cliente precisar falar o seu número no caixa de um supermercado, para todos ouvirem. Basta o vendedor utilizar um leitor de código de barras", relata.