O aplicativo móvel de mensagens Snapchat suspendeu rapidamente um filtro para fotos que criava estereótipos de asiáticos, considerados racistas por internautas. O modelo foi apelidado de "yellowface" (cara amarela) - uma referência a "blackface", quando pessoas brancas pintam o rosto para parecerem negras.
O filtro, lançado na terça-feira (9), colocava sobre o rosto fotografado desenhos de olhos puxados e maçãs do rosto saltadas, o que causou uma série de críticas, principalmente noTwitter.
O Snapchat afirmou que a ferramenta buscava representar de forma lúdica os personagens de desenhos animados, mas prometeu não voltar a colocá-la em circulação.
O aplicativo móvel já tinha atraído críticas similares por outro filtro, inspirado em Bob Marley, que sobrepunha nas fotos tranças rastas, mas também modificava alguns aspectos do rosto e alterava a cor da pele do usuário.
O Snapchat é um aplicativo popular especialmente entre os mais jovens, com mensagens que desaparecem segundos depois de publicadas. A empresa diz ter mais de 100 milhões de usuários no mundo.