CIC Antônio Prado - RS
CIC Antônio Prado - RS
(54) 3293.1609

NOTÍCIAS

A DiCorpo, dos diretores Júlio Sassi e Verônica Sassi Nesello, investe na ampliação da carteira de clientes e projeta crescimento de 25% em 2016. Foto
16/08/2016

Apesar da crise, algumas empresas da Serra projetam fechar 2016 no azul

Planejamento e investimentos na área comercial são apontadas como estratégias certeiras de gestão.

Compartilhar:

Enquanto os índices econômicos gerais ainda amargam fortes números negativos — a baixa em Caxias no acumulado do ano é de 12,4% —, algumas empresas da região vêm passando longe de quedas expressivas. Mais do que isso: em certos casos, existe perspectiva de crescimento para 2016 e até mesmo projeções que ultrapassam os dois dígitos.

Planejamento, investimentos em tecnologia e foco em inovação são alguns dos "segredos" apontados por quem vai na contramão da maioria. Além disso, reforçar a área de vendas, visando novos parceiros e clientes, é outra dica certeira para se manter bem no mercado, acredita o consultor e professor da área de negócios da Universidade de Caxias (UCS) Sidnei Fochesatto:

— É muito importante continuar investindo na área comercial, independentemente do tamanho da empresa. Em tempos de retração, vale tentar sair da região, explorar novos públicos e mercados — ensina.

Essa é, entre outras, uma das estratégias adotadas pela DiCorpo, de Caxias. No ano passado, a empresa cresceu 17% e, para este ano, a projeção de alta é de 25%.

— Em 2014, antes da retração aparecer, fizemos um planejamento focado na ampliação da carteira de clientes. Percebemos que o mercado iria encolher, então pensamos: 'que o público consuma menos das outras, não da gente'. O importante é ampliar a participação no mercado. Projetamos crescer 25% porque conseguimos ampliar a carteira de clientes em 60% — explica Júlio Sassi, diretor administrativo.

A manutenção da qualidade dos produtos, norteada por muitas pesquisas e investimentos em tecnologia, é outro fator que estimula o crescimento contínuo. A busca cada vez maior das pessoas por bem-estar é a base das criações:

— Nossas linhas são voltadas para que as pessoas se sintam bem. No nosso ramo, a roupa tem de ser bonita, mas sobretudo não pode incomodar — conta Verônica Sassi Nesello, diretora de criação e desenvolvimento.

A alta contínua nos resultados da DiCorpo tem estimulado expansões. No ano passado, a filial em Vale Real, que concentra toda a produção da empresa, foi concluída e deve ser ampliada no próximo ano. Também em 2017, a nova sede administrativa da companhia, que contará com três mil metros quadrados, será inaugurada em Caxias.

Meber investe R$ 1,5 milhão em tecnologia

Quando a retração atinge o mercado com força, como é o caso do momento atual, muitas empresas decidem que é hora de segurar investimentos e esperar o cenário melhorar. O movimento, porém, muitas vezes desatualiza os processos da companhia. Quando o momento econômico melhora, portanto, a concorrência acaba surgindo mais fortalecida.

Esse risco, a Meber Metais, de Bento Gonçalves, não corre. Neste segundo semestre, a empresa vai investir R$ 1,5 milhão em tecnologias para o parque fabril. De olho em inovações e tendências, a companhia também espera um desempenho "no azul" no final do ano.

— Notamos que o período mais crítico da crise no mercado já passou, mas a recuperação deve ser bem lenta. Decidimos então que não podíamos mais adiar os investimentos e, de forma consciente, estamos nos preparando para a retomada — avalia o diretor Carlos Bertuol.

Outro diferencial da Meber é a nova coleção Angra. A novidade foi pensada durante dois anos e apresenta soluções para banho e cozinha, conta Bertuol:

— Lançamentos sempre são investimentos, mas decidimos continuar nos modernizando, apostando sempre em qualidade e produtividade. 
 

DICAS 

— Elabore e acompanhe indicadores econômicos da empresa, com dados como faturamento e volume de vendas
— Nunca misture o dinheiro pessoal com o da empresa e mantenha um controle rígido do fluxo de caixa
— Faça um planejamento estratégico, vislumbrando quais são os objetivos do negócio a curto, médio e longo prazo
— Muitas empresas têm condições de exportar e não o fazem. Invista nesse caminho e na área comercial
— Valorize as pessoas, mantendo uma relação de transparência com os funcionários e ouvindo as demandas e as ideias sugeridas 

Fonte: Sidnei Fochesatto, consultor e professor da área de negócios da UCS


ATENDIMENTO
(54) 3293.1609
cicaprado@cicaprado.com.br
ONDE ESTAMOS
Av. Valdomiro Bocchese, 955 - Conj 302 | CEP:95250-000 | Antônio Prado | RS
CIC Antônio Prado - ©2015 - Todos os direitos reservados
Webde, Web for Business

A CIC Antônio Prado possui uma Política de Segurança da Informação de forma a atender aos requisitos da Lei 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo proteção à sua visita ao nosso site. Nosso acordo de privacidade está disponível para sua leitura. Ler Acordo de Privacidade.