Produtores do sudoeste do Paraná aproveitam o clima favorável para iniciar o plantio do milho da safra de verão. Em Pato Branco, a movimentação nas lavouras indica a retoma da produção: " Todo produtor fica animado para inicar o plantio, fazer a coisa bem feita para ter sucesso na implantação da cultura", diz o agricultor Marisvaldo Chioquetta.
De acordo com o Deral, Departamento de economia rural, a estimativa é de um aumento da produção de grãos na safra que está começando. A expectativa é tanta que os agricultores anteciparam o plantio já pensando na proxima plantação.
"A gente planta nessa época agora, até o dia 10 de setembro, para ter esse milho colhido até o dia 15 de janeiro no máximo, para ter uma boa safra na 'safrinha' depois. Porque se estender muito o plantio agora você corre o risco na safrinha depois", diz o agricultor Mauro Chioquetta.
Ainda segundo o Deral, a expectativa é que na próxima safra de grão sejam colhidos no Paraná cerca de 23 milhões de toneladas, um aumento de 14% em relação a safra 2015/2016.