O chinelão de tira única larga, que dominou o mercado nos anos 90 e que nos últimos anos ficou mais conhecido como "chinelo de velho" está de volta. E quer conquistar o público jovem com um apelo "fashion". A Rider, marca da Grendene, vem buscando se reposicionar no mercado e decidiu aproveitar as comemorações dos seus 30 anos para relançar o modelo clássico que ficou conhecido como "tipo Rider" e que desde 2009 deixou ser vendido no Brasil devido à baixa aceitação.
Os modelos foram repaginados e serão vendidos inicialmente apenas em algumas lojas selecionadas em tiragens limitadas. Mas a ideia da marca é ampliar a oferta para todo o mercado brasileiro.
"No mundo todo, esse produto voltou a estar na moda. Com o advento dessa tendência e com a comemoração dos 30 anos da marca, achamos que era uma oportunidade resgatar a história do Rider”, afirma Marcius Dal Bó, diretor de marketing da Grendene.
“A Rider nasceu com esse produto. Internacionalmente ele é conhecido como sleeper, porque é um chinelo que você enfia o pé fácil. No Brasil, o pessoal fala tira larga, e o modelo ficou conhecido como tipo Rider”, completa.
Entre modelos do relançamento está uma releitura do R86, primeiro chinelo da marca nos clássicos tons de azul marinho, branco e vermelho, com preço sugerido de R$ 79,99.
"É uma réplica do original, só que reconstruída com uma sola mais leve e com um material de cima mais macio e flexível do que o original", explica diz Dal Bó.
Os primeiros modelos estão sendo vendidos em lojas como Void, Homegrown, Cartel, Storvo e Guadalupe. Entre as próximas ações previstas, está a produção de edições especiais em parcerias com marcas como NBA.
"É um revival de um clássico, que está sendo puxado pelo mundo fashion e da moda, que sempre dá volta", diz o diretor da Grendene, destacando que gigantes como Nike e Adidas têm ampliado a oferta deste modelo de sandália.
Hoje,o portfolio da marca conta com mais de 119 produtos diferentes, vendidos em mais de 90 países. Fora do Brasil, o modelo de tira única nunca deixou de ser vendido.
"Conquistamos espaço no mundo inteiro. Nenhuma marca até então tinha desenvolvido tanta variação de modelos deste gênero", afirma o diretor da Grendene. Ele lembra que a Rider chegou a ser líder de mercado no Brasil nos anos 90. “Chegamos a ter metade do mercado na década de 90”, destaca.
O produto ganhou versões feminina e infantil e as propagandas com o famoso slogan "Dê férias para os seus pés’’, com nomes como Nelson Piquet, Romário e Emerson Fittipaldi, ajudaram a transformar o chinelo em um clássico dos anos 90.
Nos últimos anos, o slogan da Rider mudou para "Enjoy the Ride" e há dois anos para "Lifeaholic". No Brasil, em 2015 foi lançada a campanha ‘’Fuja da Mesmice’’.
A marca não fala em números, mas vê potencial para que o modelo volte a ter uma participação significativa de mercado. "Acreditamos que existe uma grande oportunidade de crescimento, mas a gente não consegue estimar porque a gente nunca sabe que identidade esses movimentos da moda vão ter", conclui Dal Bó.