Mais até mesmo do que a crise econômica geral, a falta de planejamento financeiro é o que mais desequilibra o orçamento das famílias endividadas. Prova disso é que 42,2% dos inadimplentes não têm muito conhecimento sobre o número de parcelas das compras a crédito que serão pagas no próximo mês e 40,3% desconhecem até mesmo sua renda total. Os dados fazem parte de uma pesquisa recente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.
Os números assustam principalmente porque estar a par do orçamento é tarefa essencial para uma vida financeira livre da inadimplência, alerta José Vignoli, educador financeiro do SPC. O baixo conhecimento de contas e parcelas a pagar indica que o endividado perdeu o controle da situação:
— Seja qual for o motivo que levou o consumidor a tornar-se inadimplente, uma coisa é certa: deixar de acompanhar atentamente as próprias finanças e contas só piora as coisas, pois só assim é possível viver dentro do padrão de vida adequado à sua realidade — aconselha Vignoli.
Questionados sobre quais são as prioridades financeiras, os inadimplentes citaram a compra de alimentos, produtos de higiene e limpeza (43,9%), o pagamento no prazo das contas mensais, como luz e telefone (30,6%) e o pagamento das dívidas em atraso para limpar o nome (11%).
A saber: em Caxias, conforme dados do SPC de julho, há 73,7 mil inadimplentes na cidade. Em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento é de 5% — o que corresponde a 3,5 mil novos endividados.