Agricultores trabalham o plantio do arroz no Rio Grande do Sul. A previsão de clima favorável nesta safra deixa os produtores confiantes.
Na propriedade em Uruguaiana, na fronteira com a Argentina, o agricultor Miguel Barbará aproveita o tempo firme para plantar as sementes de arroz. A área deve chegar a 700 hectares.
“A nossa ideia é plantar esses primeiros 350 hectares durante essa próxima semana porque parece que pra outra semana já anuncia chuva. Pretendemos concluir 700 hectares de plantio até o dia 10 ou no máximo 15 de outubro”, diz Barbará.
Segundo o Instituto Rio-grandense do Arroz – Irga, o cereal deve ocupar mais de 1,090 milhão de hectares no estado e um crescimento de 0,7% em relação à safra passada.
Apenas em Uruguaiana, município que mais produz arroz no Brasil, a previsão é de que sejam plantados 106 mil hectares. Com o plantio em andamento, os agricultores estão confiantes.
“A perspectiva é boa a partir do momento que se vai conseguir plantar na época certa. Se o plantio é certo já ajuda bastante para ter uma boa safra”, diz Roberto Ghigino, presidente da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana.
De acordo com o Irga, a produção esperada para a safra de arroz no Rio Grande do Sul é de 8,3 milhões de toneladas. São 14% a mais do que foi colhido este ano.