Pesquisa realizada pela Ebit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, mostra que houve aumento no interesse de consumidores online ativos pela Black Friday - 84% disseram que irão aproveitar a sexta-feira de descontos, marcada para o dia 25 de novembro - aumento de três pontos percentuais em relação a 2015 (81%).
A Black Friday é uma campanha de vendas que traz descontos em produtos de todas as categorias. Assim como nos EUA, o Black Friday Brasil acontece sempre na última sexta-feira de novembro.
O estudo prevê que o faturamento somente no dia 25 deve chegar a R$ 2,1 bilhões, crescimento nominal (sem descontar a inflação) próximo de 30% em relação à edição de 2015, ano em que as vendas superaram as expectativas, alcançando um montante de R$ 1,6 bilhão.
Produtos e finalidade
Os produtos com maior intenção de compra devem ser das categorias eletrônicos (34%), eletrodomésticos (28%), telefonia e celulares (27%), informática (23%) e casa e decoração (13%), respectivamente.
Das aquisições esperadas na Black Friday, 44% devem ser feitas com o intuito de antecipar as compras para o Natal. Além disso, 59% são para uso próprio, 24% para familiares, 14% para presente e 3% com outras finalidades.
Para o levantamento, foram entrevistadas 5.791 pessoas. A pesquisa considera ainda o aumento de 31% no número de consumidores virtuais ativos no primeiro semestre, conforme dados do relatório WebShoppers 34.
Formas de pagamento
Dos consumidores que pretendem adquirir eletrônicos, a maior parte (82%) apontou o cartão de crédito como o meio de pagamento preferido. Em seguida vêm boleto bancário (13,12%) e débito em conta (2,47%). O tíquete médio da categoria do produto deverá ficar em torno de R$ 1.180.
Questionados se desejam receber informações (como dicas, ofertas e promoções) nos dias que antecedem a data, 85% dos entrevistados disseram que sim, e dentro desse grupo, 87% afirmaram ter o e-mail como canal preferido.
Edição anterior
Dos consumidores que responderam à pesquisa, 41% aproveitaram alguma oferta da Black Friday na edição de 2015 - 19% deles escolheram lojas físicas para fazer o pedido e 77% utilizaram algum site de comparação de preços para uma pesquisa prévia sobre o produto.
Avaliação
Para avaliar a loja online em que a compra foi feita, os respondentes selecionaram algumas palavras/termos que definiram a experiência. As mais assinaladas foram “confiável” (37%), “preços baixos” (26%), “excelentes promoções” (23%), “excelente prazo de entrega” (22%) e “frete grátis” (21%).