A Associação de Apoio aos Toxicômanos Reviver de Antônio Prado - PATRE inaugura a Comunidade Terapêutica (CT) da entidade, que tem por objetivo tratar a dependência química (álcool e drogas). A inauguração será na terça-feira (11), a partir das 10h, e estará aberta para visitação de todos os interessados em conhecer as instalações.
Localizada na Linha Almeida, Capela Nossa Senhora da Saúde, no município de Antônio Prado, a CT começou a ser construída em julho de 2013 numa área de 7,4 hectares. Uma casa, com quartos, sala, cozinha, consultório para atendimento psicológico e área de serviço, com 300 metros quadrados, com capacidade inicial para abrigar 25 acolhidos já está construída.
A CT, que funcionará permanentemente, terá 1 Coordenador Administrativo, 4 monitores, 2 estagiários de monitores, 2 psicólogas, sendo uma voluntária, divididos por turnos.
Seguindo o trabalho da PATRE, o tratamento dos acolhidos da comunidade seguirá o tripé dos 12 passos do Amor Exigente: disciplina, oração e espiritualidade.
O local ainda ganhará quiosques, campo de futebol, capela, horta e pomares, tudo isso será feito pelos acolhidos, como parte do programa terapêutico.
De acordo com a presidente da PATRE, Isolda Pezzi, a área de 7,4 hectares não será cercada. "Nós não podemos obrigar ninguém a ficar na Comunidade Terapêutica, não teremos grades e nem portões trancados, isso é ilegal. Acreditamos que o sucesso no tratamento só ocorre quando a vontade parte do acolhido", comenta Isolda.
O tempo de recuperação, em média, é de nove meses e o valor mensal cobrado é de um salário mínimo, sendo que a entidade já está buscando outros convênios com Prefeituras e Sistema Único de Saúde - SUS.