CIC Antônio Prado - RS
CIC Antônio Prado - RS
(54) 3293.1609

NOTÍCIAS

16/02/2017

CIC e a Agropecuária - Devemos fazer adubação no período pós-colheita e início da brotação nos pomares

Após a colheita das frutas, as plantas são sinalizadas através de processos fisiológicos que seu ciclo está no fim.
Por: Ana Paula Fernandes de Lima | Engenheira Agrônoma e mestra em Produção Vegetal pela Universidade do Estado de Santa Catarina, doutora em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas

Compartilhar:

Após a colheita das frutas, as plantas são sinalizadas através de processos fisiológicos que seu ciclo está no fim. A partir do momento que, visualizamos a fase de abscisão das folhas - normalmente caracterizado pela diminuição da coloração verde. Durante todo o ciclo produtivo que se passou a planta consumiu e transloucou diferentes nutrientes e carboidratos advindos da fotossíntese, solo e adubações (via solo e foliares).

Ao final da safra é de extrema importância a manutenção da sanidade das folhas pois, prolonga sua vida útil e assim alonga o tempo de armazenamento de carboidratos nos tecidos de reserva que serão utilizados para suprir as necessidades inicias da brotação e o final da gametogênese (diferenciação floral - estádio de formação do pólen) na próxima safra.

É comum aparecer em pomáceas e prunáceas as chamadas doenças de final de ciclo que favorecem a quebra precoce das folhas. Para que isso não aconteça deve-se manter as aplicações com fungicidas, fosfitos e adubação foliar com macro e micronutrientes. Este prolongamento da vida útil das folhas evite a brotação precoce e desuniforme ao final do inverno, além de, aumentar o acúmulo de reservas nos tecidos vegetais e raízes das plantas.

Com relação as adubação via solo ao final da safra e início da brotação deve ser feita, a partir dos resultado de análise de solo e foliar, conferindo as necessidades para a próxima safra.

Comumente faz-se a manutenção da adubação com: matéria orgânica/nitrogênio (a matéria orgânica pode fornecer o nitrogênio, então deve-se escolher uma das fontes), cálcio (hoje encontra-se compostos inorgânicos granulados como o óxido de cálcio), fósforo (optar por ácidos fúlvicos ou húmicos que são mais móveis e chegam em profundidade no solo alcançando as raízes), potássio (adubar com cautela e somente o necessário - afeta a absorção de cálcio e magnésio), magnésio (verificar a relação com o potássio).

Os micronutrientes normalmente são fornecidos as plantas durante todo o ciclo em adubações foliares, sanando momentaneamente as deficiências. A aplicação de compostos com Boro devem ser feitas pois, assim como o cálcio é pouco móvel na planta e deve estar em níveis adequados para a brotação. Estes nutrientes estão intimamente ligados a diferenciação das flores, formação do polén, polinização e quando ocorre sua falta pode ter acentuada queda de frutos.

A adubação deve ser prescrita por profissional habilitado ao conselho regional, conforme as necessidades apresentadas em análise do solo e foliar para cada área amostrada.


ATENDIMENTO
(54) 3293.1609
cicaprado@cicaprado.com.br
ONDE ESTAMOS
Av. Valdomiro Bocchese, 955 - Conj 302 | CEP:95250-000 | Antônio Prado | RS
CIC Antônio Prado - ©2015 - Todos os direitos reservados
Webde, Web for Business

A CIC Antônio Prado possui uma Política de Segurança da Informação de forma a atender aos requisitos da Lei 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo proteção à sua visita ao nosso site. Nosso acordo de privacidade está disponível para sua leitura. Ler Acordo de Privacidade.