O Presidente da CIC Antônio Prado e Presidente interino da CICS Serra, Marcelo Maschio Piazza, juntamento com o assessor jurídico da CIC Antônio Prado, Mateus Borges, estiveram na CIC de Bento Gonçaves, na segunda-feira, dia 15, em palestra-jantar com o vice-governador do Estado do Rio Grande do Sul, e também secretário estadual da Segurança, Ranolfo Vieira Júnior, que apresentou o Programa RS Seguro.
Lançado no final de fevereiro deste ano, o plano foi desenvolvido para mostrar que o problema da violência ultrapassa a questão da segurança, representando desafios também econômicos e sociais. Por isso, foi elaborado tendo quatro eixos principais: combate ao crime, políticas sociais preventivas e transversais, qualificação do atendimento ao cidadão e sistema prisional. Cada um deles prevê ações que serão implementadas curto, médio e longo prazos, respeitando o contexto fiscal do Estado, que tem pouca capacidade de investimentos e ampliação de despesas.
Repreensão ao tráfico, à corrupção e ao crime organizado, ações de infraestrutura e urbanismo, como iluminação pública e atividades culturais e esportivas, reduzir o prazo das perícias, além de separação de detentos e construção de novos presídios, fazem parte do rol das melhorias que o governo espera implementar com o auxílio da União, de municípios, de outros Poderes, da iniciativa privada e da sociedade civil. O RS Seguro atuará com foco territorial, em áreas com indicadores de maior criminalidade e vulnerabilidade socioeconômica.