Em reunião em Brasília na tarde desta quarta-feira (16), a Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura anunciou a liberação de R$ 3 milhões para a confecção do projeto final do Aeroporto de Vila Oliva. Lideranças políticas de Caxias, Região da Serra e Estado estiveram presentes.
O diretor da Secretaria, Ronei Saggioro, fez o anúncio à comitiva. A assinatura do termo de compromisso vai ser feita em 04 de dezembro, e a intenção é que a obra comece já em 2020, seis meses depois da assinatura deste documento.
A desapropriação do terreno, que vai custar R$ 20 milhões, vai ser financiada pela Caixa, e ficará sob responsabilidade da Prefeitura. O prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, esteve na reunião, juntamente com o secretário do Planejamento, Fernando Mondadori, do presidente da CIC, Ivanir Gasparin, e dos vereadores Paulo Périco (MDB) e Ricardo Daneluz (PDT). Os senadores Luís Carlos Heinze (PP) e Lasier Martins (Podemos) também estiveram no encontro.
A assessoria de imprensa da prefeitura de Caxias do Sul emitiu nota sobre a reunião em Brasília. De acordo com o documento, "foram atualizadas as ações que a Prefeitura de Caxias do Sul vem fazendo para viabilizar o novo aeroporto, em uma força-tarefa montada pela administração municipal. Entre elas, estão: as desapropriações dos terrenos, a aprovação do projeto da SAC pela Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan) e a licença ambiental."
A nota ainda diz que assinatura do Termo de Compromisso do novo Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em dezembro, terá "a participação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; e do secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, além de outras autoridades e lideranças. Será assinado o Termo de Compromisso de ambas as partes para construção do novo aeroporto, localizado em Vila Oliva. As obras devem iniciar seis meses após a abertura da licitação."
Ainda segundo a Prefeitura, "o novo aeroporto projetado pela SAC possuirá um terminal de passageiros de 4,7 mil metros quadrados, com 500 vagas. O pátio terá 26 mil metros quadrados, permitindo aeronaves em oito posições. A pista terá 1.930 metros de extensão por 45 metros de largura."
Fonte: Portal de Notícias da Rádio Caxias.