A comitiva que viajou à Brasília na última segunda-feira (21), a qual estava presente o Presidente da CIC Antônio Prado, Marcelo Maschio Piazza, teve reunião com o ministro da Saúde, general Eduardo Pazzuelo, para pedir apoio do Governo Federal na ampliação do Hospital Geral (HG), de Caxias do Sul. No encontro, ocorrido na manhã de terça-feira (22), foi apresentado detalhadamente o projeto para o titular e sua equipe.
O objetivo do HG é buscar aporte financeiro para a compra dos equipamentos para a aparelhagem da nova ala que está em construção. Para isto seriam necessários mais R$ 17 milhões. Durante a conferência, o gabinete de Pazzuelo prometeu investimento de R$ 4 milhões. No entanto, a solicitação pelas verbas vai ter que ser cadastrada oficialmente nos canais do Ministério da Saúde.
Além dos valores, Eduardo Pazzuelo também prometeu 30 conjuntos de respiradores e monitores cardíacos para Caxias do Sul. O governo também se comprometeu com o envio de 100 mil testes de Covid-19 para a Serra Gaúcha, dos quais a metade seria aplicada em Caxias.
Outra estratégia do grupo pela captação de recursos está no contato com parlamentares do Congresso Nacional. Durante a estadia em Brasília a comitiva abriu articulação por emendas particulares e da bancada gaúcha. O HG também acompanha a possibilidade de mudança nas regras para a utilização do dinheiro encaminhado aos Municípios para o enfrentamento da Covid-19.
Existe movimento no Legislativo que tenta fazer com que os valores possam ser aplicados em investimentos na área da Saúde. Caso aprovada a alteração, mais verbas federais poderiam ser destinadas para a construção do Hospital Geral.