Desde 1998 o Estado do Rio Grande do Sul instituiu, através da Lei nº 11.179, que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Esse processo foi denominado de Consulta Popular.
Anualmente o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 Regiões do Estado, de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE).
Definido o valor para cada região, o governo e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) organizam o processo de discussão em Audiências Públicas Regionais, Assembleias Municipais e Fóruns Regionais. Nos encontros, é construída uma cédula de votação regional, que é submetida aos eleitores gaúchos em um dia de votação da Consulta Popular.
Para 2020/2021 foram elencados três projetos que podem ser votados até o dia 03 de novembro de 2020, sendo eles:
1 - APOIO A AGRICULTURA FAMILIAR
2 - APOIO AO SETOR INDUSTRIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS COM USO DE GRAFENO
3 - IMPLANTAÇÃO DO OBSERVATÓRIO DE TURISMO DA SERRA GAÚCHA E DE INFRAESTRUTURA E EQUIPAMENTOS TURÍSTICOS PARA O BEM RECEBER
Como votar?
Estão habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul. Os eleitores poderão votar em apenas um dos Programas ou Ações constantes da cédula de votação.
É necessário o número do seu título de eleitor. Caso você não o tenha à mão, o ambiente de votação na internet, permitirá pesquisa diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como votar:
– pelo site da Consulta Popular (https://vota.rs.gov.br/register)
– via SMS para o número 29634, com a palavra RSVOTO#(Nº do título de eleitor)#(Nº do programa, de 1 a 5)