Na manhã desta quinta-feira, dia 20, o Presidente da CIC Antônio Prado, Valdemir Antônio Ciconetto, juntamente com o Vice-Presidente de Turismo da entidade, Alexandre Franceschini estiveram prestigiando a inauguração da escultura "Ferro e Dressa”. O evento foi realizado na Praça Garibaldi em alusão ao Dia da Etnia Italiana, comemorado em 20 de maio.
A escultura foi confeccionada pelo artista plástico Cesar Cony. Boa parte da obra é revestida por um ícone da imigração italiana e do artesanato na Serra, a dressa, trança feita a partir da palha de trigo e utilizada desde finais do século 19 na confecção de sportas (cestas), chapéus, sacolas, cestinhos e diversos outros utensílios.
O projeto artístico inclui ainda a referência aos lambrequins, um dos elementos estéticos mais significativos dos 48 casarões tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A obra de 12m de comprimento por 3m de altura integra o projeto Ferro e Dressa, contemplado pelo edital Criação e Formação - Diversidade das Culturas. Trata-se de uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), em parceria com a Fundação Marcopolo, com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc.
A obra permanece na Praça Garibaldi até o dia 11 de junho. A partir do dia 12, será exposta em Porto Alegre, junto ao Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção.