CIC Antônio Prado - RS
CIC Antônio Prado - RS
(54) 3293.1609

NOTÍCIAS

14/06/2021

Cultura, Escultura e Agricultura unidas em Ferro e Dressa

Escultura gigante moldada com ferro e tranças de palha de trigo tem design inspirado na arquitetura colonial italiana da Serra Gaúcha e será exposta no Parque Farroupilha, em Porto Alegre.

Compartilhar:

Uma escultura móbile de grandes dimensões (12m de comprimento por 3m de altura) do artista plástico porto-alegrense César Cony estará em exposição na capital gaúcha a partir de 15 de junho, no Parque Farroupilha, junto ao Monumento ao Expedicionário e próximo das feiras agroecológicas.  Devido ao agravamento da pandemia e para evitar aglomerações, o artista optou pela suspensão do evento de lançamento previsto anteriormente. A escultura fica em exposição em Porto Alegre até o dia 25 de junho.

O vídeo documentário “Ferro e Dressa”, de 12min, acompanhou todo o processo de criação  da obra e conta com depoimentos comoventes de artesões e descendentes de italianos. O vídeo pode ser acessado via   YouTube /AtelierCesarCony  ou pelo link https://youtu.be/s39roG6kDNA.

O projeto cultural FERRO E DRESSA foi contemplado pelo edital  Criação e Formação - Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) em parceria com a Fundação Marcopolo, com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc.

 

A ESCULTURA

A escultura é estruturada com ferro moldado e dressas (tranças feitas de palha de trigo utilizadas pelos imigrantes italianos na confecção de cestas e chapéus, entre outros utensílios). 

Vai possibilitar aos visitantes vivenciar uma conexão com a obra, que está projetada para permitir ao público uma experiência sensorial. O artista fez questão de imprimir interação e ludicidade à obra, que foi projetada para permitir movimento a partir de toques.

Cesar Cony incluiu na obra alguns dos elementos estéticos significativos da arquitetura italiana de Antônio Prado, cidade onde ele reside atualmente e que abriga  o maior conjunto brasileiro de casarios da arquitetura italiana, tombados e preservados pelo IPHAN.

Entre esses elementos estão os  lambrequins (rendas de madeira nos beirais das casas) e os óculos de porão (janelas circulares com grades de ferro que, ao mesmo tempo protegiam e enfeitavam as casas).  As dressas imprimem à obra a cultura agrícola e um tom dourado  que remete à ideia de  uma “joia” natural.  Foram utilizados cerca de 500kg de ferro e mais de 2.000 metros de dressas para compor a obra.

 

SOBRE O ARTISTA

Natural de Porto Alegre, Cesar Cony vem desenvolvendo a arte da joalheria desde 1981. Participou de diversas exposições coletivas e individuais no Estado e no país e fundou, em 1995, a Escola Gaúcha de Joalheria, promovendo e produzindo cursos, exposições, mostras, excursões orientadas e intervenções em espaços culturais. Formou  toda uma nova geração de joalheiros e designers.

Em 2010 quando visitou Antônio Prado para conhecer os projetos de agroecologia locais  se apaixonou pelo design, cultura  e elementos estéticos da arquitetura colonial italiana.  Desde então reside na cidade com a família, onde cria e desenvolve suas coleções e mantém seu atelier.

 

O PROJETO

O projeto FERRO E DRESSA foi apresentado pela Lúdica - Educação e Linguagem e aprovado na Lei Aldir Blanc , contemplando 16 profissionais ligados à cadeia cultural, entre eles artesãs dresseiras e o artista plástico residente em Antônio Prado, Cesar Cony, responsável pela concepção e execução da obra artística.

O projeto FERRO E DRESSA concorreu com outros 6.590 inscritos, dos quais 591 projetos foram contemplados, em 127 cidades , que vai gerar mais de 10.000 postos de trabalho, atendendo um público previsto de mais de 2 milhões de pessoas. Este é o maior edital para a Cultura realizado no Rio Grande do Sul e é destinado a propostas de Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas.

O processo seletivo dos projetos promoveu a distribuição de recursos a proponentes de diversos municípios do Rio Grande do Sul de acordo com a divisão demográfica da população do RS COREDES – Conselhos Regionais de Desenvolvimento. No Corede Serra  foram contemplados 65 projetos.  


ATENDIMENTO
(54) 3293.1609
cicaprado@cicaprado.com.br
ONDE ESTAMOS
Av. Valdomiro Bocchese, 955 - Conj 302 | CEP:95250-000 | Antônio Prado | RS
CIC Antônio Prado - ©2015 - Todos os direitos reservados
Webde, Web for Business

A CIC Antônio Prado possui uma Política de Segurança da Informação de forma a atender aos requisitos da Lei 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo proteção à sua visita ao nosso site. Nosso acordo de privacidade está disponível para sua leitura. Ler Acordo de Privacidade.